24.11.08

Causa Que Levaram Á Desertificação

Durante a 2ª Guerra Mundial, a região de Trás os Montes teve alguma agitação e actividade, pela necessidade de se obterem alguns minerais, úteis para os países beligerantes, os quais abundavam nesta região, como por exemplo, o volfrâmio.
Após o ano de 1945, com o fim da guerra, toda esta região ficou reduzida na sua maioria à
produção agrícola, que foi substindo devido ao isolamento a que estava sujeita, fruto do
distanciamento em relação ao país e ao estrangeiro, bem como a falta de investimentos.
Este facto deveu-se à falta de vias de comunicação, que limitavam o acesso à região, devotando a mesma ao isolamento do resto do país. Isto levou ao aparecimento de um comércio em circuito fechado entre as aldeias e os centros de maior dimensão dentro da região, sendo a responsável pelo aumento dos preços, mesmo dos bens naturalmente essenciais, permitindo um relativo crescimento dos intermediários, grandes "senhores", que compravam os bens a um preço baixo e, de seguida, estabeleciam os contactos, efectuando as transacções a um preço muito inflaccionado.
A partir de 1974, com a mudança do regime político, aos poucos e de forma gradual, as vias de comunicação foram sendo melhoradas, principalmente as que ligam as sedes de distrito ao litoral. Esta região começou a abrir as suas portas ao exterior, permitindo a entrada
de produtos e bens essenciais mais facilmente e em maior quantidade. Com o aparecimento das grandes superfícies, nomeadamente os hipermercados e outros estabelecimentos de média e grande dimensão, ocorreu alguma redução nos preços e à consequente "machadada" nos produtos agrícolas que, devido à reduzida dimensão dos terrenos, ao relevo acidentado, ao atraso tecnológico, e aos processos de fabrico artesanal, não puderam competir com a concorrência, quer no preço, quer na apresentação. Por isso foram preteridos por produtos oriundos de outros pontos do país e do estrangeiro, principalmente dos países da comunidade económica europeia.
Face à maior exigência por parte da comunidade económica europeia em termos de produção e comercialização dos produtos agrícolas, associado ao atraso na tecnologia agricola, ao baixo nível académico da maioria da população rural e à rigída fixação nas produções economicamente inviáveis ou pouco rentáveis, levou ao grande colapso da agricultura transmontana.
Por outro lado a falta de incentivos sérios, quer por parte dos sucessivos governos, quer das autarquias locais não ajudaram à fixação de empresas privadas, nesta zona do país, o que
originou a falta de empregos e a contínua saída de pessoas em idade activa, normalmente
as de grau académico médio e elevado, para outros pontos do "planeta", à procura de
melhores ofertas de trabalho.

publicado por camponios às 12:52

mais sobre mim
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
25
26
28
29

30


arquivos
2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO